CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO ENEM 2012

by admin on 11/03/2012. Updated 04/04/2012

CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO ENEM 2012

Uma das dúvidas que cercam a cabeça dos candidatos que farão as provas do ENEM é como obter o certificado do ensino médio Enem 2012. Tal certificado é apenas um dos benefícios que o Exame Nacional do Ensino Médio proporciona. Com a nota do ENEM 2012 os estudantes também poderão concorrer a vagas em Universidades Federais (pelo SISU), e bolsas integrais ou parciais de estudo em instituições particulares (PROUNI).

Desde 2009, quando o ENEM passou a ser realizado de uma nova forma, suas médias passaram a ser utilizadas para esta certificação de conclusão. O ENEM substituiu o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) para o nível médio no Brasil, que atuava nessa área de certificação.

O primeiro requisito para tentar o certificado do ensino médio ENEM 2012 é estar atento no ato da inscrição e marcar a opção indicando que você deseja obtê-lo. Marcada esta opção, caberá ao candidato alcançar 400 pontos nas provas objetivas de cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Caso o aluno alcance 400 pontos em uma, duas ou três áreas do conhecimento, ele pode requerer declaração de proficiência específica de área. O solicitante deverá apresentar CPF e o número de inscrição do ENEM ao órgão certificador. Além do desempenho exigido, o estudante necessita comprovar idade mínima de 18 anos.

O certificado de conclusão do ensino médio ENEM 2012 não é fornecido pelo organizador do processo, o INEP. Ele é disponibilizado pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais que são julgados aptos a emiti-los. Estas secretarias e institutos fazem parte de um convênio com o Ministério da Educação (MEC) que lhe permite ter o acesso ao resultado do ENEM 2012. É dever do próprio estudante se dirigir aos institutos para requerer o certificado.

A certificação pelo ENEM é destinada aos que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, aos que estão fora do sistema escolar regular e aos privados de liberdade. Logo, ao solicitar o certificado, o candidato não precisa comprovar frequência escolar.

Para maiores informações vá até a Secretaria Estadual de Ensino de sua região. Visite também o site do INEP sobre o Enem através do link www.enem.inep.gov.br. Continue também visitando nosso site e fique por dentro das informações que giram em torno do Exame Nacional do Ensino Médio.

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Evaneide Dias de Souza março 22, 2012 às 19:59

O meu sonho é concluir o Ensino Médio. já fiz o ENCEJA ENEM mais nem por isso o pessoal me dá o certificado. Só preciso apenas de alguns DÉCIMOS na Diciplina de Matemática e a Unidade certificadora não me dá, por favor me ajudem.

Evaneide Dias de Souza março 22, 2012 às 19:53

Realizei o ENEM 2011 obtive mais de 400 pontos em todas diciplinas menos Matemática, só que a Unidade Certificadora não me deu o certificado de conclusão do Ensino Médio, o que posso fazer? Me ajudem já tenho 37 anos e o meu sonho é fazer uma Faculdade…

isnaldo mendes junior março 13, 2012 às 22:02

preciso para trabalho !

Rosemere Bicalho Soares Leal março 13, 2012 às 20:27

Fiz o enem em 2010,e precizei da minha nota do enem e não obtive o resultado ,porque procurei a superintendencia de minha cidade, mas o meu nome não conta no relátorio .Gostaria de saber se eu perdi tudo e terei que fazer outro enem este ano.Porque fiz para concluir o ensino médio.

wallason março 13, 2012 às 01:03

quero saber como me inscrevo para o enem para concluir o ensino medio??? sem muitas dificuldades

Caroline março 12, 2012 às 10:07

eu gostaria de saber, a data que comecara a inscrição para o enem 2012 ?

Comments on this entry are closed.

Texto anterior:

Próximo texto: