COMO SE PREPARAR PARA O ENEM 2012

by admin on 16/02/2012. Updated 04/04/2012

COMO SE PREPARAR PARA O ENEM 2012

Como se preparar para o Enem 2012: Nesse artigo falaremos sobre o crescimento do ENEM, fornecendo detalhes importantes sobre como se preparar suas provas. Nos últimos anos o Enem assumiu grande importância frente aos programas do Ministério da Educação (MEC). Após a reformulação do Enem em 2009 o Exame passou a ser pré-requisito de uma série de programas do Governo Federal para a educação.

Neste ano, o Enem 2012 também será a porta de acesso para muitas oportunidades no ensino superior. Tudo isso faz com que os candidatos fiquem mais apreensivos na medida em que se aproximam os dias de realização das provas. Muitos ficam sem saber como se preparar para o ENEM 2012.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998, mas o seu papel era diferente daquele que exerce nos dias de hoje. Antes ele apenas avaliava o nível de desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio e estabelecia índices de qualidade para a educação, buscando o aperfeiçoamento da estrutura curricular do ensino. Hoje o ENEM 2012 está consolidado como o meio que substituiu os vestibulares tradicionais, se tornando o caminho mais curto para a universidade.

Os programas sociais da área de Educação do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), exigem que os candidatos tenham feito o Exame. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e participação no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), também necessitam da nota do ENEM 2012.

Com tantos benefícios oferecidos e sendo o único meio de acesso a eles, o ENEM está exigindo um preparo ainda maior da pessoa que busca algo mais para seu futuro. Os estudantes que pretendem realizar as provas deste ano devem ter uma dúvida em comum: Como se Preparar para o ENEM 2012?

Inscrições Enem 2012

O primeiro passo é se inscrever no Enem 2012. O período de Inscrições do Enem este ano ocorrerão em meados de maio e início de junho de 2012 no site http://enem.inep.gov.br/. É necessário que o estudante possua CPF e RG no ato da inscrição. Estudantes concluintes do ensino médio em 2012 tem direito a isenção do pagamento de taxa de inscrição. Também são isentos todas as pessoas que se declararem em situação de carência sócio-econômica. Para os demais casos, a taxa de inscrição do Enem tem valor de R$ 35,00.

Assuntos do Enem 2012

As matérias que caem no ENEM são: Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Elas são divididas em quatro blocos: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Além disso, no último dia é aplicada uma redação com tema secreto. Sabendo sobre essa estrutura do Exame, não haverá nenhuma surpresa para os dias das provas.

Além de estudar todas as matérias, o candidato deve desenvolver a prática da leitura e interpretação de texto, pois a maioria das questões exige isso. Leitura de jornais, revistas, portais da Internet e acompanhamento dos telejornais também são muito importantes. O candidato deve estar bem atento às notícias e acontecimentos do ano, principalmente aqueles de relevante importância social, que sempre aparecem contextualizados em questões do Enem. Ficar ligado aos fatos atuais e por dentro de assuntos de ética, cidadania, e democracia, é uma excelente base para a redação do Enem 2012.

Estudar desde já para o Enem 2012 é muito importante. Comece a se preparar logo!

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

marcia março 18, 2012 às 19:45

ACHO UMA VERGONHA O ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS! COMO UM ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA SE SAIR BEM NO ENEM?!
PRINCIPALMENTE AQUELES QUE ESTÃO FAZENDO O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS…

itairan março 22, 2012 às 01:01

Eu acho que isso não tem nada a ver…
minha sogra tem mais de 40 anos não viu nada de escola desd d que havia terminado o ensino fundamental,(isso a muito tempo atraz),e concluiu o ensino médio no supletivo de escola estadual,(que é onde eu estou concluindo o meu tbm),e foi aprovada no enem passando em quinto lugar…..

conclusão quem ker msm corre atraz!!!!

Victoria março 12, 2012 às 17:06

eu acho que as escolas publicas realmente não estao preparando os alunos para aquilo que eles realmente vão ver no vestibular e no ENEM, o governo precisa parar um pouco de dificultar as provas e começar a melhorar um pouco no ensino da população.
ao invés de cobrar muito dos alunos no ENEM eles precisavam ensinar melhor os seus alunos… pois com isso independente do nivel de dificuldade da prova eles saberão que aquele que está prestando teve pelo menos o direito de já ter aprendido tudo da prova na escola e se errar é por causa de sua capacidade e não por causa do aprendizao que lhe foi proporcionado anteriormente…

anderson s. silva março 9, 2012 às 11:17

de fato francisca é lamentável a educação publica dese pais desde que saí há doze anos vejo que o cenário esta cada vez pior, o descaso com o funcinário publico( não somente da educação é claro e sim em outras áreas)sucateamento, obsoletismo de material fisico e humano, a educação deve ser tratda em situação de emrgência se quisermos a médio prazo resultados bons há uma lacuna que precisa ser preenchida o enem é reconfortante mas para a coisa ficar boa de fato devemos: equipararmos a educação publica com a privada,desse modo , com o passar do tempo não precisaremos nem mesmo de cotas para dar oprtunidades para os menos favorecidos pois todos estarão em condições iguais de competir pelas vegas, fora que mujitos outros efeitos secundários viriam.estamos numa uti,precisamos com urgencia fazer alguma coisa, o enem é o primeiro passo!

Luis março 8, 2012 às 16:23

bom gente, praticar redação é fundamental, lembrando que pesa MUITO no enem, escrever certinho e tal. BOA SORTE A TODOS!

silvana março 7, 2012 às 22:51

quer dizer q eu ñ posso mais fazer o enem?pois obti o certificado de conclusão com base nas notas obtidas no enem, e agora o q faço para conseguir ao menos uma bolsa parcial para faculdade?pois pretendo cursar quimica ano q vem,desde já obg

Jerônimo fevereiro 29, 2012 às 11:54

Gostei dessas emformações obitidas nesta pagina e para voçês que vai tenta
o ENEN boa Sorte!!!

gariel fevereiro 28, 2012 às 09:00

Vou fazer o ENEM e vou me empenhar o máximo para tirar uma nota boa!

Joyce Aline fevereiro 27, 2012 às 19:52

Olha , na minha opinião o ENEM está muito complexo para alunos que estudaram a vida toda em escolas públicas , o ensino não chega aos pés de uma escola particular , enquanto agente se mata pra entrar em uma faculdade pública com o ensino que nos dão , alunos de escolas particulares tomam nossas vagas , eu acho que alunos que estudaram a vida inteira em uma escola particular não deveria entrar em uma faculdade pública se eles têm condições financeira de pagar a escola , então que pague o seu ensino superior também e deixe a vaga para quem lutou sofreu em escola pública para conseguir entrar em alguma faculdade publica ! Deveria melhorar o ensino , como por exemplo TIRAR ESSAS APOSTILAS que estão dando agora, isso não está levando a nada elas são muito fracas de conteúdo ! alunos de escolas públicas se não buscarem conhecimento em outros lugares também nunca conseguirão entrar em alguma faculdade =/

Mecyslene fevereiro 24, 2012 às 12:57

Obrigada ajudou muito
jáh tenho ideias como fazer o ENEM 2012

felipe fevereiro 20, 2012 às 20:34

na minha opinião o governo investe muito neste enem mas infelizmente as escolas particulares estão preparando seus alunos mas do que as publicas que sinceramente brincam de ensinar. enquanto isto eles, os ricos, tomam nosso espaço na faculdades federais.

raquel macedo fevereiro 20, 2012 às 15:59

Muito obrigado. Realmente eu não sabia nada para fazer o ENEM e vc me ajudou muito! agora ja sei o que fazer.

francisca silva fevereiro 17, 2012 às 16:01

A proposta do enem ao longo dos anos vem evoluindo, e isso é muito bom, agora sinceramente na minha opinião de nada adianta o enem ser um curto caminho para a universidadese as escolas públicas não acompanharem o rítmo do enem.
As escolas públicas não preparam os jovem da atualidade pera essa nova realidade, enquanto as escolas particulares estão investindo em seus alunos para o melhor desenpenho de seus alunos e para terem reconhecimento as escolas públicas estão cada vez mais longe de tal realização é como se o enem fosse só para os filhos dos ricos, verdade, vamos façam um balanço geral de quantos alunos de escolas públicas conseguiram uma vaga na universidade por meio do enem.
o máximo posso garantir, foi 30%, pois não há chances de competirmos com alunos que são preparados desde cedo para isso, a filha de uma amiga minha está no 5º ano da educação básica em uma escola particular e as provas del já são identicas às provas do enem, enquanto que minha amigas de ensino médio não chegam nem perto da menina de 11 anos, façam mil favores, isso é um verdadeiro descaso com a educação pública.
Atualmente curso história em uma faculdade particular e com escolhi ser educadora, professora, odiaria entrar em uma escola onde eu não tivesse os meios necessários para ensinar da melhor maneira possível.
Desejo que vocês pensem com carinho sobre isso e que possam cobrar mais de nossos representantes pois queremos, eu e a população brasileira a educação desse país em alta
Obrigada pela atenção Francisca Silva

patricia fevereiro 16, 2012 às 20:07

fiquei muito chateada em saber que o enen de 2011, nao serviria mais pra quem concluiu o ensino medio pelo proprio enen, achei uma desigualdade!!!!!!!!!!Deviam ter avisado antes ,e agora eu e todos que concluiram o ensino medio pelo enen nao terao chance de bolsas para faculdade pelo pro uni!!!

Francis Janne fevereiro 16, 2012 às 14:21

É de grande valia tudo o que o portal posta sobre o ENEM
Grata.

Comments on this entry are closed.

Texto anterior:

Próximo texto: