ENEM 2012: MEC CANCELA UMA DAS APLICAÇÕES PREVISTAS DA PROVA DO ENEM

by admin on 20/01/2012. Updated 04/04/2012

ENEM 2012: MEC CANCELA APLICAÇÃO PREVISTA DA PROVA DO ENEM

Enem 2012: Parece que as surpresas que envolvem o ENEM não têm mesmo fim. Lembram daquela notícia divulgada ainda por ocasião do Edital do Enem do ano passado, em que o MEC (Ministério da Educação) previu que em 2012 Enem teria duas edições realizadas em abril e outubro? Pois bem, já na semana passada isto já não era certeza. E aquilo que foi posto em dúvidas hoje acabou de ser totalmente descartado pelo MEC: O Enem 2012 não terá mais duas edições como estava previsto anteriormente.

O anúncio do cancelamento de uma das duas aplicações da prova do Enem 2012 foi feito oficialmente hoje num dos últimos atos do Ministro da Educação Fernando Haddad. Como se sabe, Haddad deixará a pasta da Educação para concorrer ao cargo de Prefeito de São Paulo. Em seu lugar assumirá o Senador Aluísio Mercadante. No entanto, em seu último pronunciamento, o Haddad afirmou que o Enem só será completo se for realizado em duas edições mas, devido as exigências feitas pelo Ministério Público Federal, isto colocaria a máquina pública em fadiga.

Segundo o ministro, exigências tais como ter que mostrar a todos os candidatos espelhos de suas redações corrigidas nunca foram impostas às instituições quando o modelo de seleção ainda era baseado no antigo vestibular. Haddad chegou a levantar suspeita de motivação política para as seguidas arguições judiciais de fatos relativos ao Enem. De fato, quase todas as ações propostas contra o Enem advém de procedimentos oriundos do mesmo Procurador da República do Ceará, com algumas decisões favoráveis em primeira instância da Justiça Federal também do Ceará que quase sempre são revistas e alteradas pelo Tribunal Federal da 5ª Região em Pernambuco.

Desta forma, o Enem 2012 será realizado em apenas uma edição, com provas a realizar-se nos dias 3 e 4 de novembro. Ajuste então o seu calendário do Enem 2012 e refaça seus planos de estudos, você terá mais tempo para estudar e se preparar para a prova do Enem. Resta agora aos participantes que necessitarem de mais tempo se preparar para o Enem 2013.

As inscrições Enem 2012 estarão abertas no mês de outubro obedecendo a antecedência mínima de 30 dias da data da realização das provas. Veja tudo sobre as inscrições do Enem 2012 aqui.

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

nathalie março 16, 2012 às 13:22

eu queria que o dia mudasse pois é feriado e eu tenho um reunião muito importante

Tatiane Amaro fevereiro 28, 2012 às 18:17

Se houvesse as 2 edições,seria uma chance a+,mas já q.foi anulada vamos aproveitar o tempo extra p/nos aplicar ainda + aos estudos,já q.a concorrência aumenta a cada ano!!!Boa sorte a todos os candidatos q.realmente tem o sonho de concluir o ensino superior!!!Que DEUS os Abençoe!!!

Mateus Fonseca fevereiro 20, 2012 às 21:13

Não achem que é bondade da Presidenta! Tudo é mais complicado quando é pra beneficiar o pobre. Ficamos felizes quando o brasil dá um passo a frente, mesmo quando já poderia ter dado um grande salto. Já podíamos ter três, e não somente duas edições do ENEM. O nosso país teria que ter seis vezes mais o número atual de faculdades publicas para tentar acompanhar, na educação, outros países desenvolvidos.
É muita sacanagem com o povo brasileiro!

Ah, só pra deixar claro, eu faço engenharia civil em uma faculdade particular com bolsa 100% conseguida via ENEM.
Sou a favor de que esta oportunidade seja estendida a todos.

PQP! Que país é esse?

ADRIELLY DIAS fevereiro 7, 2012 às 17:48

poxa vida….é muito chato,a gente cria tantas espectativas..pra nada?o bom e ki podemos nos preparar mais ainda…

Caroline fevereiro 7, 2012 às 15:36

Não gostei, realmente falta motivação pública. É só no Ceará que surgiu essa chatice, mas o Brasil inteiro tem que aguentar… eu vou ter que esperar mais 1 ano para passar no vestibular, por que sem ENEM não tem como, e com ENEM só no vestibular do fim do ano. PQP!

Suellen Carla fevereiro 6, 2012 às 17:15

Gostaria que tivesse duas edições do ENEM ,pois haveria mais oportunidades para os alunos.Espero que este ano ,não haja nem um tipo de problemas ,porque desde quando passei para ensino médio eu já pensava na prova do ENEM, e agora que estou no último ano do ensino médio estou muito mais preocupada. Vamos ver o que vai dar este ano .Que Deus esteje no controle de tudo !!!

Ivanildo Filho fevereiro 3, 2012 às 13:37

Com o cancelamento da prova em Abril sobrou muito mais tempo pra estudar, o meu caso, estudar muito(SENDO QUE JÁ CONCLUI O ENSINO MÉDIO)… EU VOU, EU VOU; ESTUDAAR AGORA EU VOU! 😀

Fernanda Souza fevereiro 2, 2012 às 07:54

Não gostei muito,o bom mesmo era que tivesse as duas edições do enem ,é mais oportunidade, eu ja estava me preparando.;agora é esperar pelo final do ano mesmo.

larissa janeiro 24, 2012 às 20:28

bom seria se tivessemos mais chances de fazer o enem, mas ja que a presidenta resolveu fazer só uma edição está bem, pelo menos temos mais tempo para estudar!

Karina janeiro 23, 2012 às 14:52

Pelo menos vamos ter mais tempo pra estudar! Espero que o Enem esse ano não dê nenhum problema.

Tabita Abe Assunção janeiro 23, 2012 às 14:05

É uma péssima ideia descartar a 1ª edição do ENEM 2012 que seria em Abril, Com essa decisão tudo fica mais complicado, tudo bem que teremos mais tempo para estudar e fazer o ENEM e m Novembro, mas as oportunidades e chances seriam maiores se o ENEM 2012 fosse realizado em duas edições!
Quem não conseguir pontos suficientes neste ENEM, terá que esperar o ENEM 2013 para poder tentar novamente, e infelizmente isso é um pouco frustrante.

Nilo Cesar janeiro 23, 2012 às 10:05

Muito bom mais temos que rever certas situações, vamos estudar mais.

Aparecida G. Oliveira janeiro 22, 2012 às 21:19

Esse é o meu Brasil…

luiza abreu janeiro 22, 2012 às 18:05

parece que existe um complô para acabar com o enem e a oportunidade de milhares de alunos oriundos de escolas públicas e de baixa renda ingressarem em universidades pública ou atravês do prouni em uma instituição particular, é lamentável pois nunca houve uma opção melhor que esta .

Comments on this entry are closed.

Texto anterior:

Próximo texto: