ENEM 2012: Tudo Sobre o Enem 2012

by admin on 29/03/2011. Updated 04/04/2012

ENEM 2012: Este artigo pretende fornecer informações importantes àqueles que projetam para o futuro se inscrever e fazer as provas do ENEM 2012 – Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2012.

Dentre os temas do ENEM 2012 que discutiremos nesta publicação, falaremos do que se espera para o processo de inscrições do Enem 2012. Falaremos ainda sobre o que estudar, o que efetivamente vai cair na prova do Enem e quais Universidades e cursos utilizarão suas notas e resultados, além dos programas do Governo Federal e do Ministério da Educação (MEC) cujo acesso depende exclusivamente da Nota do Enem.

Em síntese, pretende-se que este material seja um guia de primeira hora para os estudantes que estejam ou não cursando o ensino médio e já veem no horizonte a influência do Enem 2012 na definição de seu futuro acadêmico e profissional e, desde já, desejam estabelecer cronograma e metas de estudos para, literalmente, arrebentar no resultado do Enem 2012.

Enem 2012 Estudantes

A organização do Enem 2012 é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que tem como principais atribuições elaborar as questões do Enem, coordenar todo processo de inscrição na Internet, contratar mediante licitação os serviços gráficos para impressão dos cadernos de provas, organizar a logística de distribuição e aplicação dos exames, efetuar a correção e divulgação dos resultados do Enem.

Quando o Enem foi criado em 1998, seu objetivo era apenas avaliar o nível de desempenho dos estudantes que concluíam o ensino médio, estabelecendo índices de qualidade para a educação e aperfeiçoamento da estrutura curricular do ensino médio. Hoje o Enem se consolidou tornando-se substituto ao vestibular, ferramenta importante na correção e aplicação de políticas afirmativas na educação.

De acordo com as regras atuais, as inscrições Enem 2012 tem início previsto para os meses de junho e julho de 2012. As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet através do site do Inep www.enem.inep.gov.br. Ao efetuar a inscrição o estudante recebe um número de inscrição juntamente com uma senha os quais deverá memorizar e trazer consigo durante todo processo do Exame. RG e CPF são documentos obrigatórios para participar do Enem.

Após o pagamento da taxa de inscrição no valor atual de R$35,00 o candidato recebe um comprovante de inscrição. Depois disso o INEP disponibiliza o Cartão de Confirmação de Inscrição contendo local, data e hora de realização da prova do Enem cujo porte é obrigatório para ter acesso às salas de prova do Enem no dia do Exame.

Prova Enem 2012

O Enem 2012 terá o mesmo sistema de avaliação das edições anteriores, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Através da TRI é possível avaliar o nível de conhecimento de candidatos que efetuem avaliações diferentes.

Prouni, Fies e a Certificação de Conclusão do Ensino Médio dependem da nota do Enem 2012. O Enem é o requisito principal para acesso aos programas sociais na área de Educação do Governo Federal.

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Dalvan dezembro 30, 2011 às 22:24

BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER QUAIS OS ASSUNTOS CAIRÃO NA PROVA ENEM 2012? BASEADO EM QUE POSSO ESTUDAR PARA PROVA? NUNCA PARTICIPEI DO ENEM E NEM FAÇO IDEIA DE COMO É. QUERO UMAS DICAS QUE POSSA ME AJUDAR, POR FAVOR.
E QUERIA SABER O QUE SEMPRE CAI NO ENEM.

mirella dezembro 18, 2011 às 11:46

olá me chamo mirella,e vou fazer o enem 2012 se deus quizer,e queria saber os assustos,sempre faço simulados na internet,isso ajuda de algua forma? bom estou muito nervosa pois as pessoas qeu fizeram relataram que e muito dificil! mas não impossivel.queria saber por favor, se e bom começar a estudar esse ano? obrigado.

jessica daiana martins gomes novembro 25, 2011 às 10:39

Para se sair bem no ENEM , não é preciso decoreba, apenas saber interpretar as perguntas, muitas questoes,são de interpretação, e todo estudante do ensino medio deve saber algebra,equação, porcentagens,saber a diferença entre celula animal e vegetal, a funcao das organelas, mitocondrias, ribossomos, etc… Sabendo esses pequenos detalhes, ter boa interpretação e estar plugado nos acontecimentos no mundo, não tem como não se sair bem…… é dificil,mais tem tempo pra estudar!!!!

Rita de Oliveira Andrade outubro 20, 2011 às 21:25

Gostaria de saber como faço para me inscrever para aplicar as avaliações do enem.
Desde já agradeço Rita

Bruno Barreto Santos outubro 20, 2011 às 19:26

Boa Noite!
Tenho 15 anos e estou cursando o 1º ano do Ensino Médio. Eu farei o ENEM em 2014, pois de acordo com as novas leis, adicionará mais 1 ano de escolaridade, ou seja, o que era pra ser até o 3º ano, vai ser até o 4º ano. Gostaria de saber dicas para uma boa redação, para que eu possa me aprofundar e algumas dicas para realizar uma prova com êxito e sem nervosismo.
Desde já agradeço,
Bruno Barreto Santos.

Fabiana Santos outubro 17, 2011 às 09:35

BOM DIA, GOSTARIA DE SABER QUAIS OS ASSUNTOS CAIRÃO NA PROVA ENEM 2012? BASEADO EM QUE POSSO ESTUDAR PARA PROVA? NUNCA PARTICIPEI DO ENEM E NEM FAÇO IDEIA DE COMO É. QUERO UMAS DICAS QUE POSSA ME AJUDAR, POR FAVOR.
GRATA!

Leticia Braga Kavalick outubro 16, 2011 às 22:18

Olá gostaria de saber quais assuntos possiveis contemporaneo pode
cair no ENEM.

elivania outubro 15, 2011 às 23:23

GOSTARIA DE SABRE QUANDO SERA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.

Rafira Lobato Marx setembro 25, 2011 às 14:01

Ainda ñ recebi a confirmação da minha inscrição do ENEM, creio que deveria vim pelo correio agora ñ sei como posso obte-la.. como posso fazer para resolver isso?

eder felipe agosto 24, 2011 às 00:10

gosaria de obter uma lista de todos os asuntos possiveis que cairão no ENEM, para que eu possa ter uma base de estudos.

Naiara outubro 20, 2011 às 00:26

Olá Eder,
Infelizmente, isso não é possível, pois os assuntos nunca são os mesmos
e antes de anunciar os assuntos eles passam por um processo de monitoramento.
Então, só podem ser publicados no final de Dezembro á inicio de Janeiro.

Atenciosamente
NAIARA

Comments on this entry are closed.

Texto anterior:

Próximo texto: