ENEM 2012 UNIVERSIDADES

by admin on 22/03/2012. Updated 04/04/2012

UNIVERSIDADES ENEM 2012

ENEM 2012 Universidades: Com o passar dos anos a tendência de crescimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vem se confirmando. O ENEM se tornou o principal meio de acesso às Universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Através da nota do ENEM 2012 o candidato poderá se ingressar em uma instituição de ensino e começar um curso de graduação superior.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), no ano passado (2011), 83 universidades públicas e institutos federais usaram o Sistema de Seleção Unificada para chamar os aprovados no primeiro semestre. Outras 48 instituições também aderiram ao SISU no segundo semestre do ano. Tais números confirmam este crescimento que nos referimos anteriormente. Para este ano a ascendência deve se manter.

As faculdades continuarão utilizando a média adquirida no Exame como forma de complemento, ou substituindo os vestibulares. Este artifício proporciona maior comodidade aos estudantes que pretendem concorrer em diferentes institutos do país. A pessoa não precisa fazer várias provas em um curto período de tempo, pois ela tem a opção de utilizar o resultado do ENEM 2012 para disputar vagas em cursos superiores, através do PROUNI e do próprio SISU.

Separamos alguns dos principais nomes e elaboramos uma lista das principais universidades do ENEM 2012, observe:

  • Institutos que utilizarão o ENEM 2012 como fase única: Faculdades Federais de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dentre outras.
  • Outras universidades que também utilizarão o ENEM 2012, mas não como fase única de seleção: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Fluminense (UFF) e outras.

É importante ressaltar que as informações levantadas foram baseadas na edição anterior do ENEM (2011). Algumas alterações poderão ser observadas neste ano. Mas, a lista completa das universidades ENEM 2012 estará no site do MEC (http://www.mec.gov.br/) quando forem abertas as inscrições. No mesmo endereço também estarão disponíveis as vagas oferecidas para cada curso. Se você conhece alguma universidade importante que vai selecionar pelo Enem 2012 e não está na nossa lista, divulgue abaixo nos comentários. Continue se preparando para as provas!

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Comments on this entry are closed.

Texto anterior:

Próximo texto: