REDAÇÃO DO ENEM 2011

by admin on 14/08/2011. Updated 05/04/2012

REDAÇÃO DO ENEM 2011 - ENEM 2012

Faltando poucos dias para a prova do Enem é importante colher algumas dicas sobre a Redação do Enem 2011. Um estudo dirigido preparatório focado no Enem, além dos assuntos e dos conteúdos cobrados no Enem 2011, deve incluir uma atenção especial sobre como fazer uma boa redação do Enem.

Leia este artigo até o final pois todos os links recomendados estarão no final do texto. Não se esqueça de curtir e recomendar este artigo no Facebook e no Google+.

A redação do Enem 2011 é parte essencial na estrutura da prova. Integra a competência de área inscrita em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Sua função, portanto, é avaliar os cinco eixos cognitivos principais do Enem cobrados de cada participante.

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO DO ENEM

A redação do Enem 2011, tal como toda prova, deve ser confeccionada com caneta esferográfica de tinta preta. O texto da redação deve ser dissertativo-argumentativo e, quanto ao estilo, integralmente em texto em prosa. A redação deve conter mais de 7 e, no máximo, 30 linhas. O rascunho deve ser feito em espaço próprio sem invadir a área reservada para a redação. Deve-se prestar especial atenção em alguns ítens específicos das instruções acima:

Primeiro. O que é um texto dissertativo-argumentativo? Quanto ao objetivo, uma dissertação é um texto expositivo e organizado de idéias, cuja função linguística é o desenvolvimento de raciocínios e análise de contextos, dados e fatos. Quanto à estrutura, uma dissertação deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, traçadas de maneira progressiva e obedecendo a uma sequência lógica. Devem ser apresentados argumentos que corroborem o ponto de vista exposto. A correta observância do conjunto dessas características resultarão no estilo de texto em prosa.

Segundo. A observância à norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada. Erros de qualquer tipo vão custar caro na somatória final dos pontos da redação. Importante salientar que no Enem 2011 ainda não será obrigatória a utilização das regras definidas pelo novo acordo ortográfico da lingua portuguesa, para os países lusófonos, que apenas serão cobradas no Enem 2013.

Terceiro. De acordo com o Edital do Enem 2011 não é permitido o uso de lápis, borracha ou lapiseira. Portanto habitue-se a fazer o rascunho da redação a caneta. Quanto à caneta, não basta que a mesma seja de tinta de cor preta. Ela deve ser feita de material transparente, conforme a imagem trazida como exemplo abaixo:

A caneta ideal para fazer a redação e a prova do Enem 2011 deve ser semelhante à apresentada acima. Já canetas semelhantes às apresentadas abaixo NÃO SERVEM para fazer a prova, tampouco a redação do Enem 2011, mesmo se forem de tinta preta, pois serão barradas pela organização de acordo com o Edital (Item 6.5). Certifique-se de lembrar disso.

canetas que não servem para o enem

Falaremos agora sobre as capacidades que devem ser demonstradas pelos participantes  na redação Enem 2011. Todas as competências apresentadas abaixo estão descritas na matriz de referência do Enem 2011 referente a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Na redação os estudantes deverão demonstrar as seguintes competências:

  1. Quanto ao domínio da norma culta da língua portuguesa – a capacidade de dominar linguagens;
  2. A capacidade de construção e aplicação de conceitos, articulando as diversas áreas de conhecimento para compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, produção tecnológica e das manifestações artísticas – capacidade de compreensão de fenômenos;
  3. Se o participante consegue selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações para tomada de decisões – capacidade de enfrentar situações-problema;
  4. Como o participante consegue relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas – capacidade de construir argumentação;
  5. De que forma o participante recorre aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – capacidade de elaborar propostas.

Ou seja, conhecimentos secos ou o simples decoreba de conceitos, normas ortográficas e gramaticais de nada servirão ao participante para que ele tenha sucesso na redação do Enem 2011. Se não souber utilizar estes conhecimentos de forma prática para o enfrentamento de situações cotidianas, não alcançará boa nota na redação do Enem.

POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2011

O estudo dos temas que serão cobrados na Redação do Enem 2011, assim como em toda prova em si, vão além da simples abordagem de que os temas do Enem são assuntos veiculados em sites, jornais, revistas e televisão.

No Enem 2009 o tema a ser abordado na redação foi “O indivíduo frente à ética nacional”. Já no Enem 2010, o tema da redação foi “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Ainda no mesmo Enem 2010, aplicado para pessoas em privação de liberdade o tema foi “Ajuda Humanitária”. Analisados os três temas, uma característica importante aparece bem nítida em todos eles: A forte preocupação social e humanística.

É sobre este aspecto que os candidatos deverão utilizar as competências avaliadas no Enem descritas anteriormente: Capacidade de compreender um fato de grande relevância social, capacidade de enfrentar situações-problema em torno do tema e capacidade de elaborar propostas e compreender os fenômenos sociais que se apresentam por trás dos fatos relativos ao tema respecitando valores humanos e a diversidade sóciocultural.

Como os temas são sempre de grande relevância social e de forte impacto nacional, os fatos serão situações que tiveram repercusão jornalística em todas as mídias. Contudo, o candidato não deve se ater apenas às abordagens feitas pela imprensa para embasar seu argumento. É imperioso apresentar uma posição crítica sobre os fatos e se basear em argumentos que não descuidem da preocupação com os aspectos sociais e valores humanos.

LEITURAS RECOMENDADAS

Adicionalmente, para ajudar a completar a preparação sobre a Redação do Enem 2011, recomenda-se as seguintes leituras:

Se você gostou, não se esqueça de curtir e recomendar este artigo no Facebook e Google+.

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

suellem taynara novembro 5, 2011 às 14:16

queria saber como vou saber quantos pontos fiz na redação e nas questoes???

Azaph Maia dezembro 7, 2011 às 12:16

oi se vc ja sabe quantos pts vc fez na redação manda por e-mail o lugar que vc viu os pts vlw

rafa novembro 3, 2011 às 23:36

fiz minha redação e esqueci do titulo sera que vao anular elaw

iana blena novembro 1, 2011 às 17:05

eu amei o tema da redação do enem 2011 agora queria saber quem poderia avaliar pra ver se realmente fiz uma boa redação alguém sabe me dizer?

sheila marcia celestino militao outubro 31, 2011 às 10:38

Gostaria de saber como foi a mina redação: não consegui obter nenhuma noticia “por favor mandem para meu email. Muito obrigada”

Elisvania Dc outubro 26, 2011 às 12:13

Eu gostaria de saber onde vejo a nota da minha redaçao do enem, quero saber como foi meu desemprenho.!!!!

otto outubro 27, 2011 às 21:37

éh eu também keria saber dessa informação! se vc souber antes de mim me diga pô favor…pôr favor…pôr favor…pôr favô…ooor!..

BRUNO =====OEIRAS outubro 21, 2011 às 18:10

Ô CARA, ME AJUDO MUITO……….

pedro outubro 21, 2011 às 16:10

foi uma ótima ajuda! =)

sim nao vou negar outubro 21, 2011 às 16:09

gostei ajudou muitooo

Emano outubro 21, 2011 às 00:26

Somos o que merecemos!

Bruna Emerick outubro 20, 2011 às 17:54

valew!!!!!!!!!!!foi de grnde ajuuuuuuuda!!!!!!!!!

valquiria sousa rocha outubro 6, 2011 às 15:10

na prova do enen pode levar celula ou naõ pra fazer a redação tem que ser caneta preta ou azul ou pode fazer de lapiz depois de caneta são quantas horas de provas e saõ quantas questaões

savyo outubro 5, 2011 às 16:22

Nós que fazemos parte da eEREMT(Escola de Referencia em Medio de Timbauba) ficamos muito interessados sobre os assuntos abordados neste site.
Obrigado, pelo apoio dado para complementar nossa experiencia sobre o ENEM 2011.
grupo de pesquisa: Tássio, Savyo, Agda, Debora 3ºD.

ana outubro 4, 2011 às 10:49

kkkkkkk muitas gentes não sabiam muito sobres os temas, minha profrssoara resolveu dar aula de redação justo no ultimo mes e eu não aprendo nada desse geito, espero ter muitas chances de vagas nas universidades que pegas as notas do enen. um beijo jackson

lidiane setembro 29, 2011 às 20:46

boa noite fiz supletivo, posso fazer a prova???

lucineide setembro 18, 2011 às 15:52

Gostaria de informações a respeito da letra que é aceitável na redação do ENEM. Pode usar caixa alta ou apenas letra cursiva?

Obrigada.

admin setembro 18, 2011 às 16:11

Prezada,
O Edital do Enem 2011 é omisso neste sentido, em relação ao tipo de letra a ser usada na confecção da redação.
Neste sentido vale a melhor experiência a ser transmitida para corretores de redação, bem como as normas existentes.
Particularmente acredito que apenas o título da redação pode ser grafado em caixa alta.
Para a redação do Enem 2011 funcionarão muito também tanto a letra cursiva (ligadas umas às outras facilitando a escrita a mão),
quanto às imitativas de caracteres tipográficos impressos (letra de fôrma), desde que respeitadas às colocações de maiúsculas para nomes próprios, início de frases, títulos, etc.

MIKAELA setembro 16, 2011 às 21:58

QUERO QUE VCS MANDE PRO MEU EMAIL DICAS SOBRE O ENEM :MIKA_NALDYS@HOTMAIL.COM

Paulo M. Arruda outubro 4, 2011 às 10:48

Tu não quer nada não né ?
Quer que eu vá fazer a prova por ti ?

Patricia Roberta setembro 15, 2011 às 19:52

mudei d cidade, eu gostaria de saber s teria kmo mudar o local d prova tmbm pq ficaria mais facil para mim,faz pouco tmpo q m mudei….agradeço retorno

Patricia SP setembro 15, 2011 às 11:24

Bom dia ! Minha duvida é terminei meu estudo ja faz 10 anos tem problema prestar o enem agora? Indiferente do resultado da prova consigo uma bolsa de estudo tendo restrição em meu cpf? Aguardo obrigado.

rhayalla setembro 8, 2011 às 18:09

Oi,Gostaria de saber o porquê, que eu não estou conseguindo saber o local onde eu vou realizar minhas provas ? Coloco a senha e não estar aparecendo o lugaar. Obriigado !

Rhaíssa Souza setembro 4, 2011 às 20:31

Boa noite!
Minha dúvida é a seguinte: Mudei de endereço e já havia sido encerrado as inscrições do ENEM, como posso mudar o endereço na minha “conta” do ENEM?

yuris agosto 27, 2011 às 14:19

eu tento entra …pra ver como e que ta a minha escriçao do enem …he ano ta dando nao não sei como eu faço eu coloco a minha senha e nao da pedi outra mas nao dar tambem…..bjs

fabiane agosto 24, 2011 às 10:43

quando receberemos em casa a carta confirmando local e data ??
Grata.

crystina agosto 23, 2011 às 12:49

Gostaria de saber quais são as leituras obrigatórias pra prova do Enem, por que não vi no edital.
Obrigado..

admin agosto 24, 2011 às 00:08

Não existe nenhum título ou obra literária específica recomendada.
A orientação do INEP é a uma leitura pormenorizada da Matriz de Referência do Enem 2011, bem como de jornais, revistas, telejornais e portais na Internet.
O intuito é manter-se informado sobre temas nacionais de grande relevância social.
Os conteúdos da base curricular do ensino médio são a fonte básica de referência.

Hugo Silva agosto 23, 2011 às 09:56

obrigado por me auxiliar. essa da caneta eu não sabia por exemplo.

admin agosto 24, 2011 às 00:12

É um detalhe específico do Edital do Enem 2011 que surpreendeu muita gente no Enem do ano passado.
Muita gente, mas muita gente mesmo compareceu ao local de prova munidos de canetas e lapiseiras para fazer a prova e marcar o caderno de respostas.
Infelizmente nem mesmo canetas feitas de material transparente, mas de tinta azul, não são permitidas.
Os participantes que fizerem uso delas terão suas provas anuladas.

Liliane de Lima Cesario agosto 23, 2011 às 02:19

Bom,eu este ano sera a primeira vez que vou fazer a prova do enem como faço pra saber onde sera o lugar que eu irei fazer a prova ? E qual è o dia exato da realização do mesmo? Obrigada ,espero a resposta por favor Deus abençoe à todos.

admin agosto 24, 2011 às 00:18

O local será informado pelo INEP tão logo os cartões de confirmação estiverem prontos e remetidos pelos Correios.
Você poderá consultar seu local de prova através do seu número de inscrição e senha na página de acompanhamento de inscrição.
A data do Enem 2011 será nos dias 22 e 23 de outubro. Boa Sorte!

jackson agosto 25, 2011 às 15:32

bem filha, antecipadamente sinto em dizer-lhe que escrevendo desta forma, mesmo aqui em um site nada oficial, você chegará a lugar não muito distante. O que quero dizer é que infelizmente, se não melhorar suas ideias até mesmo nos atos mais simples e as organizarem na hora de escrevê-las, não terá sucesso. Estude, o mundo está aberto a todos, mas só os mais preparados alcançarão as melhores vistas. Um abraço. Interprete isso como um conselho, crítica positiva.

Camila Oliveira Santos agosto 17, 2011 às 22:05

Gostaria de saber quando irei receber a confirmação do enem, em minha casa?
Acho muito legal a opição de fazer o enem, assim podemos escolher o que faremos no futuro.
Obrigada pela oportunidade!

Pedro Ivo Caetano agosto 15, 2011 às 23:59

Acho que a palavra Corroborem está errada. Caso não esteja me expliquem o significado dela.

”…traçadas de maneira progressiva e obedecendo a uma sequência lógica. Devem ser apresentados argumentos que ” corroborem ” o ponto de vista exposto.

Grato.

admin agosto 16, 2011 às 15:01

Corroborar – Conjugar
(latim corroboro, -are, fortificar, reforçar)
v. tr.
1. Apresentar argumento ou informação que acompanha ou dá força a determinada afirmação ou ideia (ex.: a testemunha corrobora a versão do arguido). = COMPROVAR, CONFIRMAR
v. tr. e pron.
2. Dar força a. = FORTALECER, FORTIFICAR

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx

Comments on this entry are closed.

Texto anterior:

Próximo texto: